fbpx

O que é análise SWOT pessoal e como fazer

A análise SWOT é muito utilizada para empresas, mas pode ser aplicada para o seu autoconhecimento

compartilhe esse post

Você conhece a análise SWOT pessoal? É uma proposta para que você descubra quais são as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. O estudo foi criado na universidade de Stanford, entre os anos 60 e 70, sendo aplicado em gestão e negócios. Contudo, hoje, pode ser empregada para o aprimoramento individual.

O objetivo de executar a análise SWOT pessoal é realizar uma autoinvestigação para entender os pontos fortes, que podem ser potencializados e os pontos fracos, para que ocorram ações de melhoria. Dessa maneira, será mais fácil criar um plano de ação para tornar-se um profissional melhor.

Como fazer a sua análise SWOT pessoal?

Abaixo daremos uma orientação sobre como você pode fazer uma autoanálise por meio da análise SWOT. As perguntas foram adaptadas para ajudar você a clarificar as suas competências, habilidades e talentos. Assim, você poderá planejar suas ações e alcançar os seus objetivos profissionais

1. FORÇAS (Strengths)

Esses aspectos são aqueles que você pode reforçar, que já existem em seu rumo profissional. Vão ajudar a melhorar os resultados e aumentar seu crescimento seja ele técnico ou comportamental. Algumas perguntas que você deve fazer para identificá-las são:

  • Quais são os meus talentos?
  • Quais valores orientam a minha vida profissional?
  • Quais são meus diferenciais?
  • Quais são minhas habilidades e competências?
  • Como você avaliaria sua formação e seus cursos ou certificados adicionais?

2. FRAQUEZAS (Weaknesses)

Estes são pontos que inibem o seu crescimento, afetando sua evolução no campo profissional. São aspectos de melhoria que você deve ficar atento para tomar uma ação para fortalecê-los. Seguem questionamentos abaixo que devem ser feitos para sua avaliação:

  • Quais são as atitudes que me fortalecem?
  • Quais são os pensamentos e crenças negativos?
  • Quais são as falhas na minha educação?
  • Quais tarefas eu costumo procrastinar?
  • Quais são os aspectos menos favoráveis da minha personalidade?

3. OPORTUNIDADES (Opportunities)

Quais as perspectivas de crescimento e evolução? Você deve estar aberto para agarrar as oportunidades que estão na sua frente. Analisando esse aspecto é possível ganhar uma promoção, aumentar seus clientes ou aprimorar elementos da sua educação. Confira algumas indagações pertinentes:

  • Sua rede de contato ajuda a aumentar suas oportunidades?
  • Alguma tecnologia pode ajudá-lo a evoluir?
  • Há reclamações na sua empresa que ninguém consegue resolver?
  • Há possibilidade da realização de cursos específicos na sua cidade ou online?

4. AMEAÇAS (Threats)

O que pode comprometer os seus resultados pessoais? É importante conhecer o inimigo para você poder superá-lo. Análise esse aspecto com muitos detalhes e não deixe passar absolutamente nada! Isso pode afetar totalmente o alcance dos seus resultados. Verifique as perguntas que você deve fazer para identificar ameaças:

  • Quais as maiores barreiras da minha carreira?
  • Há competição no meu âmbito de trabalho?
  • O mercado que atuo está passando por transformações drásticas?
  • Sou aberto a mudanças?
  • Meus conhecimentos são suficientes para o meu cargo?
  • Minha área pode contratar profissionais via terceirização?

Confira abaixo um exemplo do quadro de análise SWOT pessoal

Construa a melhor estratégia para seu crescimento por meio da análise SWOT pessoal

Quando a sua análise estiver completa, trace as estratégias para que haja um equilíbrio entre todos os elementos. As forças e fraquezas referem-se ao ambiente interno. Já as oportunidades e ameaças ao ambiente externo. Esta autoanálise é um dos melhores caminhos para você evoluir na sua carreira. Não deixe de implementá-la na sua jornada!

Sumário

Mais conteúdo para você

Ficou com duvidas? Fale conosco!

plugins premium WordPress

Agende uma reunião

    PINOUT INBOUND

    Como anda a presença digital da sua empresa? Seu site converte ou só comunica? Suas redes sociais são um depósito de posts ou mostram como sua empresa ajuda a resolver os problemas dos seus clientes?

    SEO, Marketing de Conteúdo, Mídia Paga, Gestão das Redes Sociais e outros, tudo integrado, focado na conversão de leads e oportunidades. Implantação de ferramentas de Marketing, como a RD Station, mais integração com CRM e outras ferramentas de produtividade e automação.

    Sua empresa verdadeiramente no mundo digital!

    PINOUT LEADS

    Vamos executar uma Prospecção Ativa e Humanizada de novos clientes para a sua empresa. São oportunidades reais agendadas diretamente no seu CRM para serem trabalhadas pelo seu Closer / Executivo de Contas.

    Nós vamos:

    1. Construir uma lista atual e real conforme suas definições de Perfil e Persona.

    2. Realizar 9 tentativos de contato com o prospect da lista a fim de gerar uma conexão comercial (Fluxo de Cadência).

    3. Todo contato é feito dentro da técnica de comunicação assertiva e respeitando a LGPD.

    4. Enviar as oportunidades agendadas para você.

    PINOUT SALES

    Uma verdadeira mentoria para o seu time de vendas

    Ter um processo bem desenhado, usar as melhores e atuais técnicas de vendas, tudo suportado por ferramentas de produtividade e automação, mais indicadores de resultado claros para saber exatamente qual direção tomar.

    Muito mais do que um treinamento ou formação, Pinout Sales é o seu Time de Vendas performando na prática.

    PINOUT DIGITAL

    Nossa maior entrega, uma verdadeira Consultoria de Resultado, onde vamos:

    Implantar o Funil de Vendas em Y com todos os seus CACs (Canal de Aquisição de Clientes), tendo como prioridade os de maior performance.

    Desenvolver e aperfeiçoar o Processo e suas Técnicas.

    Implantar, configurar, integrar e treinar o uso em todas as ferramentas de Marketing, Prospecção e Negociação.

    Criar os KPIs e mostrar como faremos a medição.

    Retroalimentar o processo através da criação de fluxos de nutrição.