A Procrastinação é Sua Aliada ou Sua Inimiga? Como Transformá-la e Retomar o Controle

Pessoa apertando um despertador amarelo enquanto ainda está deitada, cobrindo o rosto com um travesseiro, simbolizando a procrastinação e a dificuldade de começar o dia.

compartilhe esse post

Introdução

Se você já deixou para amanhã o que poderia fazer hoje, bem-vindo ao clube. A procrastinação é muitas vezes vista como um sinal de preguiça, mas a realidade é bem diferente. Mentes brilhantes também procrastinam, e a prática pode até ser utilizada estrategicamente em alguns casos. O problema ocorre quando a procrastinação se torna um ciclo vicioso que impede a realização de objetivos e causa angústia.

Sêneca alertava que “não recebemos uma vida curta, mas a tornamos curta ao desperdiçá-la”. Adiar indefinidamente não só atrasa projetos, mas também consome a energia mental de quem carrega a culpa do que não foi feito.

Se você sente que está sempre empurrando suas tarefas para depois e quer entender como sair desse ciclo, este guia é para você.

(Leia também sobre como superar o medo do sucesso e assumir seu verdadeiro potencial)

O Que é a Procrastinação Estratégica?

Nem toda procrastinação é negativa. Grandes pensadores, como Leonardo da Vinci, utilizavam a procrastinação para amadurecer ideias antes de colocá-las em prática. Adam Grant, em seu livro Originais, aponta que algumas das ideias mais inovadoras surgem quando damos um espaço para que a mente conecte informações e refine conceitos antes de agir.

O problema ocorre quando a procrastinação se torna um escudo contra o desconforto. Em vez de uma pausa estratégica para melhorar a tomada de decisão, ela se transforma em um mecanismo de fuga, impedindo o progresso.

Por Que Procrastinamos?

A procrastinação muitas vezes tem raízes psicológicas e não é apenas uma questão de “força de vontade”. Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia, explica em Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar que temos dois sistemas de decisão: um rápido e intuitivo e outro mais analítico e lento. A procrastinação acontece quando optamos pelo sistema rápido para evitar o desconforto de tomar decisões complexas.

Outros motivos incluem:

  • Medo do fracasso: Se eu não tentar, não posso falhar. Esse tipo de pensamento é comum entre perfeccionistas.
  • Recompensa imediata: Preferimos pequenas satisfações (como redes sociais ou entretenimento) a esforços que trarão benefícios só no futuro.
  • Falta de clareza: Tarefas mal definidas são adiadas porque o cérebro busca evitar esforço excessivo para interpretá-las.
  • Fadiga de decisão: Quando temos muitas escolhas a fazer, o cansaço mental nos leva a optar pelo caminho mais fácil: adiar.

5 Passos Para Superar a Procrastinação e Agir

1. Torne o Futuro Atraente

O filósofo estoico Epicteto dizia que “as coisas não nos afetam, mas sim a maneira como as interpretamos”. Se enxergarmos o trabalho como um sacrifício, sempre haverá algo mais prazeroso a se fazer no momento. A chave está em mudar a percepção da recompensa futura.

Leitura recomendada: “O Poder do Agora” – Eckhart Tolle.

2. Quebre a Tarefa em Microtarefas

A procrastinação é um problema de início. Como bem coloca Newton, “um corpo em repouso tende a permanecer em repouso”. Se você não consegue começar, tente dividir o que precisa ser feito em pequenas partes.

Leitura recomendada: “A Regra dos 5 Segundos” – Mel Robbins.

3. Use a Regra dos 2 Minutos

Se algo leva menos de dois minutos para ser feito, faça agora. Esse princípio, abordado em A Arte de Fazer Acontecer, de David Allen, ensina a reduzir o acúmulo de pequenas tarefas que, juntas, se tornam grandes fardos mentais.

Leitura recomendada: “A Arte de Fazer Acontecer” – David Allen.

4. Controle Suas Distrações

Nietzsche dizia que “quem luta contra monstros deve cuidar para que não se torne um”. Aplicado ao contexto atual, as redes sociais, notificações e informações irrelevantes são os “monstros” que sabotam nosso foco. Reduzir a exposição a esses elementos é fundamental.

Leitura recomendada: “Trabalho Focado” – Cal Newport.

5. Enfrente o Desconforto

Viktor Frankl, em Em Busca de Sentido, fala sobre a importância de encontrar significado no que fazemos. Muitas vezes, evitamos tarefas porque elas parecem desinteressantes. Mas, ao conectar uma atividade ao nosso propósito, ela se torna mais suportável e menos propensa a ser adiada.

Leitura recomendada: “Em Busca de Sentido” – Viktor Frankl.

Conclusão

A procrastinação é um desafio comum, mas não precisa definir sua vida. Pequenos ajustes na maneira como encaramos nossas tarefas podem trazer grandes mudanças. Como dizia Marco Aurélio, “a felicidade da sua vida depende da qualidade dos seus pensamentos”. Se você puder mudar a forma como vê suas tarefas e se aproximar da ação, aos poucos a procrastinação perderá força.

Se você sente que mesmo vencendo a procrastinação algo ainda te trava, pode ser o medo do sucesso. (Leia aqui sobre como superar o medo do sucesso e assumir seu verdadeiro potencial)

Agora é com você. Se tivesse que escolher apenas um dos passos acima para colocar em prática hoje, qual seria?

Ficou com duvidas? Fale conosco!

plugins premium WordPress

Agende uma reunião

    PINOUT INBOUND

    Como anda a presença digital da sua empresa? Seu site converte ou só comunica? Suas redes sociais são um depósito de posts ou mostram como sua empresa ajuda a resolver os problemas dos seus clientes?

    SEO, Marketing de Conteúdo, Mídia Paga, Gestão das Redes Sociais e outros, tudo integrado, focado na conversão de leads e oportunidades. Implantação de ferramentas de Marketing, como a RD Station, mais integração com CRM e outras ferramentas de produtividade e automação.

    Sua empresa verdadeiramente no mundo digital!

    PINOUT LEADS

    Vamos executar uma Prospecção Ativa e Humanizada de novos clientes para a sua empresa. São oportunidades reais agendadas diretamente no seu CRM para serem trabalhadas pelo seu Closer / Executivo de Contas.

    Nós vamos:

    1. Construir uma lista atual e real conforme suas definições de Perfil e Persona.

    2. Realizar 9 tentativos de contato com o prospect da lista a fim de gerar uma conexão comercial (Fluxo de Cadência).

    3. Todo contato é feito dentro da técnica de comunicação assertiva e respeitando a LGPD.

    4. Enviar as oportunidades agendadas para você.

    PINOUT SALES

    Uma verdadeira mentoria para o seu time de vendas

    Ter um processo bem desenhado, usar as melhores e atuais técnicas de vendas, tudo suportado por ferramentas de produtividade e automação, mais indicadores de resultado claros para saber exatamente qual direção tomar.

    Muito mais do que um treinamento ou formação, Pinout Sales é o seu Time de Vendas performando na prática.

    PINOUT DIGITAL

    Nossa maior entrega, uma verdadeira Consultoria de Resultado, onde vamos:

    Implantar o Funil de Vendas em Y com todos os seus CACs (Canal de Aquisição de Clientes), tendo como prioridade os de maior performance.

    Desenvolver e aperfeiçoar o Processo e suas Técnicas.

    Implantar, configurar, integrar e treinar o uso em todas as ferramentas de Marketing, Prospecção e Negociação.

    Criar os KPIs e mostrar como faremos a medição.

    Retroalimentar o processo através da criação de fluxos de nutrição.