Você não executou processos de vendas por preguiça ou por uma pretensa “falta de tempo”? Deixou para segundo plano a resolução de um problema complicado? A verdade é que todos nós já fizemos isso, pelo menos uma vez. Isso chama-se procrastinação, que é a ação de adiar algo por conta das barreiras encontradas. Todavia, este é um comportamento muito prejudicial.
Se você tem essa prática como hábito, deve ficar em alerta. Essa atividade pode minar a sua produtividade, acarretando desânimo e frustração. Afetando seu desempenho, a procrastinação implica em atrasos, diminuição da qualidade da entrega e falta de execução das obrigações.
Alguns fatores que ajudam a esse adiamento são: ansiedade, falta de foco, perda de motivação e estresse. Portanto, o problema é mais de fundo emocional do que de tempo. Não é simples mudar. Você deve dar o primeiro passo para virar essa situação, que é ter a consciência do problema. Realize algumas tarefas aos poucos, até atingir o objetivo de não procrastinar mais.
Confira 5 Dicas para Você Ter Poder de Execução em Vendas
1. Crie um padrão de trabalho
Seguir uma rotina para executar procedimentos de venda é uma forma de aumentar o seu desempenho. Dessa forma, você pode estabelecer que determinada etapa só vai ser cumprida quando a anterior for finalizada.
2. Evite estímulos externos
Deixar as redes sociais de lado, as notificações desligadas, fingir que a televisão não existe e pedir para pessoas não incomodarem durante o seu horário trabalho ajuda a evitar a procrastinação. Quando algo mais atrativo está ao redor, é compreensível distrair-se.
3. Não seja multitarefa
Algumas pessoas conseguem fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Já outras não. Entenda qual é o seu estilo de trabalho e tente fazer um afazer de cada vez. Assim, pode ser mais fácil terminar todas as suas obrigações.
4. Tenha objetivos concretos
Quando você possui metas sólidas definidas, é mais palpável adquirir uma maior motivação. Escreva as metas na sua frente e sempre que a procrastinação bater, leia-as novamente. Isso dará maior energia para continuar o trabalho.
5. Dê uma recompensa a si mesmo
Quando terminar suas atividades do dia, e se conseguir cumpri-las, pense em uma pequena recompensa por você ter chegado lá! Pode ser ver um filme, comer um doce, ler um livro, jogar um videogame…algo que te dê prazer e faça você relaxar um pouco.
Como ser um Vendedor Profissional
A procrastinação é um péssimo costume, contudo, você não acabará com ela do dia para a noite. Comece as atividades que te indicamos acima aos poucos, introduzindo uma a cada semana de trabalho. Assim, você pode torná-las parte da sua rotina de forma natural, sem atropelo e nem afobação.
Segundo Tim Pychyl, professor de Psicologia e membro do Grupo de Pesquisa de Procrastinação da Universidade de Carleton, no Canadá, a procrastinação é mais um problema de regulação das emoções e menos de gerenciamento do tempo. Mudar também a sua forma de pensar é essencial para que novos hábitos de trabalho sejam introduzidos na sua vida, melhorando a sua produtividade e impulsionando seus resultados.